Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Doar sangue é um ato de amor

“Se cada pessoa saudável doasse sangue, pelo menos duas vezes ao ano, haveria sangue suficiente para atender toda a população”.

   Todos os dias somos surpreendidos por centenas de acontecimentos e estamos sempre rodeados de informações. Às vezes são notícias boas, outras nem tão boas assim. Basta colocarmos os pés fora da cama para as coisas começarem a acontecer. O telefone pode tocar e você nem ir trabalhar por que ganhou na loteria ou porque um conhecido não está bem de saúde. A verdade é que nunca sabemos o que de fato nos espera.
   Infelizmente em um dia acontecem inúmeros acidentes, são realizadas milhares de cirurgias e surgem diversas doenças novas. Um dia também é suficiente para dezenas de pessoas descobrirem que são portadoras de alguma patologia, como hemofilia, leucemia e anemia. E,pasmem,em todos esses casos a transfusão de sangue é necessária.
  Para você ter uma  ideia se cada pessoa saudável doasse sangue, pelo menos duas vezes ao ano, haveria hemocomponentes (plasma,plaquetas e hemácias) suficientes para atender toda a população.Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.Doar sangue é um ato simples,seguro,tranqüilo e não provoca risco nenhum a saúde de quem faz a doação.Para doar sangue é só procurar o Hemosc  ou o Banco de Sangue de sua cidade,munido de documento com foto,e fazer o seu cadastro.Lá a equipe responsável  realiza a verificação da pressão arterial,da temperatura,do pulso,do peso e da altura.Além disso é feita a famosa furadinha no dedo,o teste hematócrito,que tem a função de medir os níveis de anemia.
  Após essa etapa vem a entrevista individual.É hora de falar um pouquinho de você e responder com sinceridade a todas as perguntas relacionadas ao seu estado de saúde. Então com base em suas respostas e nos procedimentos verificados na primeira etapa,o entrevistador informa se você pode ou não ser um doador.Passada a avaliação,um profissional qualificado vai inserir em um dos seus braços uma agulha,para a retirada de aproximadamente 450ml de sangue.A coleta leva cerca de 5 a 10 minutos.Depois da doação,você vai para uma sala de repouso onde é observado por um profissional e recebe um lanche para restabelecer as vitaminas do organismo.Aí,prontinho...você está liberado.

 Se tiver interesse de doar sangue procure o banco de sangue de sua cidade para obter mais informações,afinal doar sangue é simples,mas precisa de responsabilidade.

Texto adapatado:Fabiane Moraes 
Retirado:Revista Essência do HSC de Blumenau Edição:junho2010

Ana Luisa Zanini

Nenhum comentário:

Postar um comentário